sábado, 07 de abril de 2018 - 10:19h
Prefeitura de Pedra Branca sedia Seminário Territorial de Agroecologia
Por: Sharlot Sandim
Foto: Sharlot Sandim
A prefeita pediu a união dos municípios

Com a propósito de construir o plano de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade do estado do Amapá, representantes do Território da Cidadania região Centro-Oeste, de órgãos estaduais e federais ligados ao setor agrícola estiveram reunidos no dia de hoje, 7, em Pedra Branca do Amapari, para ouvir os quatro municípios que compõem a região centro-oeste, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura Pecuária, Turismo, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Semar) foi anfitriã do evento, garantindo a presença dos produtores rurais locais para contribuir com a elaboração do plano de agroecologia.

As propostas apresentadas foram distribuídas por cinco eixos temáticos: Ensino, Pesquisa, Assistência Técnica e Rural; Produção, Comercialização e Consumo de Produtos Orgânicos; Medidas Fiscais e Tributárias; Convênios, Termos de Cooperação e Certificação Orgânica; Sociobiodiversidade.
Além dos técnicos da Semar que atuam na transmissão de metodologias agroecológicas e de produção orgânica para as 13 comunidades da Perimetral Norte e da sede de Pedra Branca, os municípios de Porto grande, Ferreira Gomes e Serra do Navio participaram com produtores rurais que desenvolvem seus processos produtivos baseados nos princípios agroecológicos e de produção orgânica.

A prefeita Beth Pelaes falou da importância do evento e pediu a união dos municípios junto com o apoio do Estado para o escoamento da produção local. “Eventos como este, com a presença de representantes das comunidades, dos municípios e do Estado mostram que a nossa região tem um grande potencial pautado na agroecologia, desenvolvimento sustentável e produção orgânica. Infelizmente, esbarramos na dificuldade de escoar a nossa produção, por isso é importante que ao término desse seminário os municípios cobrem melhorias para o transporte da nossa mercadoria”.

Também estiveram presentes, Luiz Cabral, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas, do Instituto de Desenvolvimento Rural, Wilson Quiroga, da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Watson Borges, do Instituto Estadual de Floresta do Amapá, Raimundo Nonato Dias Mota, vice-presidente do Território da Cidadania do Centro-Oeste, Antônio Paiva Coelho, representante dos agricultores do Centro-Oeste, e Kurini Wajãpi, representante indígena.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Agroecologia