sexta, 13 de abril de 2018 - 09:46h
Curso de biojoias prepara novos empreendedores em Pedra Branca
Com o intuito de fomentar a formação de mão de obra e o empreendedorismo entre a população jovem e adulta do município, o poder público municipal de Pedra Branca do Amapari está promovendo o curso de capacitação em biojoias.
Por: Sonia Sharlot Tavares
Foto: Sonia Sharlot Tavares

A vantagem desse tipo de artesanato é que a produção utiliza materiais presentes na natureza e de acesso relativamente fácil.

Para a artesã amapaense Vera Lúcia Carvalho de Lima, ministrante do curso, a iniciativa da Prefeitura Municipal é uma oportunidade de renda e de profissionalização. “É uma atitude louvável, até porque a profissão de artesã já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, então é uma oportunidade única que eles devem agarrar com unhas e dentes. Para quem já é empregado representa melhoria de renda, e para quem não é pode ser tida como um trabalho profissional”, declarou.

Os participantes estão aprendendo a confeccionar biojoias com matéria prima 100% natural, como a fibra vegetal e sementes, também a produzir peças com material beneficiado, a exemplo do fio encerado e elos de metal utilizados para os pingentes que podem ser de escamas de peixe tratadas, de espécies como jiju, pirarucu, aruanã.

O conteúdo do curso inclui acessórios feitos com penas naturais e tingidas de pato e de outras espécies de aves. Grande parte da matéria prima pode ser encontrada na própria região e em demais localidades do estado do Amapá.

Cada colar produzido custa em média R$15 reais no mercado e, segundo Vera Lúcia, o custo de produção chega a ser bem pequeno pela acessibilidade da matéria prima que quando já está beneficiada pode gerar uma produção de até 100 peças por dia. “Estou gostando demais, muito proveitoso mesmo. Espero levar adiante e tentar beneficiar eu mesma o material e fazer umas peças para vender”, disse Ana Vanderléia Nascimento Silva, técnica em enfermagem, atualmente fora do mercado de trabalho.

IMAGENS RELACIONADAS
  • .