quinta, 25 de outubro de 2018 - 10:10h
Potencial da Banana de Pedra Branca do Amapari
Empresários de gêneros alimentícios de Macapá são apresentados ao potencial de banana de Pedra Branca
Por: Keila Gibson
Foto: Keila Gibson

Os maiores representantes do comércio varejista de alimentos do estado do Amapá aceitaram o convite da prefeita Beth Pelaes para conhecer a banana produzida pelas comunidades rurais de Pedra Branca do Amapari. A iniciativa propõe uma rede de parceria para a comercialização do produto, que já está recebendo técnicas de manejo com vistas à sua certificação pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Turismo e Desenvolvimento Rural (Semar), na pessoa do titular da pasta, Daniel Ferreira da Silva.

“Somos um dos maiores produtores de banana do Amapá, com uma produção de cerca de 30 toneladas ao mês, mas 95% da banana que é consumida, no estado, é proveniente da região Nordeste. No que depender de mim, vamos padronizar e certificar essa produção, e dar visibilidade ao trabalho do produtor rural. O meu intuito é promover a criação de cooperativas que venham a dar sustentabilidade com geração de renda a essas famílias.”, declarou a prefeita de Pedra Branca do Amapari, ao receber produtores e empresários, no último dia 19.

Produtores de banana dos tipos branca, prata, chorona, roxa ou são tomé, da terra, japira e pacovan ken fizeram a exposição de sua produção a proprietários e representantes do Grupo Rachel Loiola (Favorito e Armazém Brasil), Rede Unidos e Grupo Fortaleza. Os empresários foram trazidos a Pedra Branca do Amapari pelo diretor da Fecomércio-Ap (Federação do Comércio do Estado do Amapá), Erik Rocha.

PRODUTORES

Maior produtor de banana da Perimetral Norte, José da Silva Gomes - o seu “Zé do Piauí” - representando os produtores rurais de Pedra Branca, desejou que a parceria entre os empresários e a Prefeitura eleve a qualidade de vida da comunidade agrícola do município.

“Vai ser melhor pra nós, que só temos a Feira do Produtor [em Macapá] para escoar nossa produção, mas que ainda assim é insuficiente, pois a quantidade que podemos transportar é pequena. Deus abre as portas na hora certa, chegou esse momento e eu quero que aconteça!”, comemorou.

“Quando as empresas, através do município, nos oferecem oportunidade para que nós possamos vender o nosso produto com a melhor garantia, isso para nós é um ponto ímpar na nossa vida. Ficamos muito felizes de estar sendo inserido neste projeto”, declarou o produtor rural, José Cordeiro.

O diretor da Fecomércio avaliou como positivo o encontro com as lideranças políticas, produtores rurais e técnicos agrícolas de Pedra Branca, e adiantou que se encarregará de ampliar a proposta para outros compradores, disponibilizando um espaço físico na federação para as próximas reuniões.

“Saímos daqui com uma expectativa muito boa, parabenizo a Prefeitura, na pessoa da prefeita Beth, pela iniciativa. Entendemos como uma forma de empreendedorismo também dar apoio e iniciativa, trazendo tecnologia e conhecimento para esse produtor rural e para as famílias locais que produzem. Certamente que muito se precisa melhorar em termos de qualidade para que esse produto chegue até o consumidor final, que é um público cada vez mais exigente. Mas, com certeza, através da iniciativa da prefeitura e dos seus agentes isso vai virar uma realidade. E se depender da Federação do Comércio, nós estaremos presentes nesse desenvolvimento.”, comprometeu-se.

IMAGENS RELACIONADAS
  • .