quarta, 03 de abril de 2019 - 09:29h
Agricultores de Pedra Branca recebem doação de mudas de maracujá gigante e açaí
Agricultores de Pedra Branca recebem doação de mudas de maracujá gigante e açaí
Por: ASCOM
Foto: ASCOM

A ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Turismo e Abastecimento (Semar), é distribuir 13 mil mudas de maracujá e 70 mil sementes de açaí aos agricultores das comunidades rurais. A distribuição começou nesta segunda-feira, 01/04, com a entrega das primeiras mudas pela prefeita Beth Pelaes.

A ação busca fomentar a produção agrícola na região com o cultivo denovas espécies frutíferas, como é o caso do maracujá gigante. “O nosso objetivo é criar as condições para que os agricultores possam produzir, transportar e comercializar seus produtos, independentemente da gestão municipal ou estadual, por isso investimos na distribuição de mudas e futuramente na criação de um selo de qualidade dos produtos”, afirmou Beth.

Além das mudas, os agricultores receberam uma cartilha com dicas de plantio sob o acompanhamento técnico da secretaria. De acordo com o secretário de Agricultura, Emanuel Brito, a escolha das espécies é uma forma de garantir a melhora na produção e comercialização. “O produtor precisa diversificar a sua plantação e colheita. Por isso, escolhemos o maracujá RBC, que é uma fruta que produz três vezes mais quantidade de polpa que o normal, e muito vendável. As sementes do açaí nós buscamos na comunidade de Cunani, em Calçoene, que é considerado o melhor açaí do estado”, afirmou.

A agricultora Elza Pulgas, mais conhecida como dona Preta, moradora da comunidade de Sete Ilhas há 38 anos, produz todos os anos mandioca, milho, feijão, entre outras espécies frutíferas que são comercializados na feira do produtor, em Macapá. Para ela, a espécie de maracujá gigante é uma novidade. “Eu não conhecia a espécie, mas aí a secretaria já nos instruiu direitinho como fazer a plantação, tanto do maracujá quanto do açaí. Espero que dê certo, pois sempre que pegamos mudas para plantar tem dado resultado, e bons frutos. Esta é uma iniciativa aprovada por todos nós”, disse dona Preta.

COMO CHEGAR
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AMAPARI - Prefeitura do Município de Pedra Branca do Amapari
Av. Francisco Dutra, 347, Pedra Branca do Amaparí - AP, 68945-970 - (96) 3322-1235 - contato@amapari.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá