sábado, 19 de maio de 2018 - 19:04h
Caminhada de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Caminhada de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes atrai multidão em Pedra Branca do Amapari.
Por: Sônia Sharlot
Foto: Sônia Sharlot

A maior caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate à exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes já realizada em Pedra Branca aconteceu nesta sexta-feira,18. Professores, pais e alunos abraçaram a campanha nacional “Faça Bonito”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

A prefeita do município, Beth Pelaes, e o vice-prefeito, José Adecildo - o Paraíba, caminharam com cerca de 2.000 mil pessoas pelas ruas do município. Paraíba, que também é secretário de Assistência Social e Habitação, falou sobre a campanha e as ações desenvolvidas durante a semana. “Nosso plano de ação foi executado nas escolas, as crianças são muito espertas e aprendem rápido. Nossa equipe levou palestras e teatro com fantoches para os pequenos, de maneira lúdica, e eles aprenderam como identificar e combater qualquer tipo de abuso”.

Com flores desenhadas nas mãos, que são o símbolo da campanha, alunos das escolas municipais fizeram questão de acompanhar a prefeita Beth Pelaes durante todo o percurso. A flor representa os desenhos da primeira infância e associa a fragilidade e o dever que todos temos em zelar pelo bem-estar dos pequenos.

“O dia D de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes é um dia de reflexão, o nosso dever como instituição ou agente atuante da causa, é orientar toda a sociedade para que esse crime não aconteça, as pessoas que estão presentes aqui hoje são prova de que só com a unidade é possível garantir a segurança e o direito deles de ter a infância preservada”, explicou a prefeita.

O evento, que iniciou às 8 horas, no Balneário Recanto da Pedra, terminou às 11 horas, na Minha Praça, e contou também com a presença de vereadores, secretários municipais, profissionais da educação, diretores de escolas, técnicos e servidores de todas as áreas. A Guarda Municipal deu apoio quanto à segurança e o Demutran na condução pelas ruas do município.

A semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semah), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cmdca).

A Campanha

O dia 18 de maio foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada Rua de Vitória, Espírito Santo. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.