segunda, 26 de novembro de 2018 - 07:59h
Pedra Branca participam de recital no Centro de Música Walkíria Lima
Alunos de violino de Pedra Branca participam de recital no Centro de Música Walkíria Lima
Por: Assessoria de Comunicação
Foto: ASCON

A Escola de Música Municipal Prof. João Maria Dias de Moraes, vinculada ao Centro Cultural e Esportivo Municipal (CCEM), da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari esteve presente nas comemorações da semana do músico do Centro de Educação Profissional (CEP) de Música Walkíria Lima, que encerrou no sábado, dia 24/11.

Alunos do primeiro e segundo níveis de violino participaram pela primeira vez de oficina no CEP de Música estadual, na capital Macapá. A iniciativa partiu do professor das turmas, André Victor, com o apoio da prefeita Beth Pelaes e a participação do coordenador de Cultura do CCEM, Jean Carlos Borges, além de instrutores e técnicos da escola.

O ministrante, Raimundo Nilton, professor de violino do CEP de Música de Brasília, é amazonense natural de Coari, com passagem por vários lugares do mundo.

O violinista apresentou o método desenvolvido por ele chamado de técnica criativa, que estimula os iniciantes a aprender violino, criando. “É um prazer estar aqui com eles, antes de qualquer coisa é um aprendizado para mim, e ter a oportunidade de estar mostrando e ensinando essa técnica de tocar violino, que é a técnica criativa em que a criança tem a liberdade de criar a sua própria ideia dentro da concepção artística.”

Para o instrutor, a educação musical está associada à formação do indivíduo e não se condiciona a seguir carreira de músico. “A educação musical é fundamental. A música é a única atividade humana que está associada ao raciocínio global, não existe outra atividade humana que requeira tanta concentração quanto a música. Música é ciência e arte. Eu acho fabuloso que a prefeitura de Pedra Branca do Amapari tenha essa consciência. Quisera toda cidade do interior do Brasil e do mundo tivesse uma iniciativa dessas, de colocar a criança pra estudar música”, declarou.

A Escola de Música de Pedra Branca do Amapari foi reaberta e revitalizada no ano de 2017 em novo prédio, com o acréscimo de novas turmas para cursos até então nunca oferecidos, dentre os quais: violino, contrabaixo, piano e guitarra. Nestes dois anos, a escola de Música realizou o Primeiro Recital de Piano e Violino, com a participação de violinistas renomados no Brasil, e duas Amostras de Música.