Guarda Municipal


Histórico da Guarda Civil Municipal de Pedra Branca do Amapari

Criada em 21 de maio de 2011, com a lei nº 277/2011 pela então Prefeita Socorro Pelaes, tendo como primeiro comandante o 1° Sargento Jorge Elias Barbosa de Sá, atual coordenador de Segurança Pública.

 

A Guarda Civil Municipal de Pedra Branca do Amapari, uniformizada, organizada e calcada nos princípios da hierarquia e disciplina, treinada e aparelhada para a proteção do patrimônio, bens e serviços e instalações públicas municipais, proteção do meio ambiente e a fiscalização do uso das públicas urbanas e estradas municipais. Tendo como competência ainda atender a população quando da ocorrência de eventos danosos, em auxílio à defesa civil e autoridades locais.  Vinculada diretamente ao gabinete da Prefeitura Municipal e CESEP.

Passou exercer efetivamente suas funções em agosto de 2012 com o efetivo de:

06 Inspetores

40 Guardas

Atualmente conta com um efetivo de 05 inspetores e 36 guardas.

 

Com a Lei Federal 13.022/2014, houve uma regulamentação, Onde os Guardas Civis Municipais do Brasil se transformaram em Polícia Municipal, e passaram também atuar na preservação e defesa da vida, no policiamento ostensivo preventivo, na defesa civil, podendo atuar isoladamente ou em colaboração com outros órgãos de defesa estaduais, federais e municipais. Atualmente a Guarda Civil Municipal desenvolve dois projetos, Guarda Mirim e Palestra nas Escolas, coordenado pelo GCM O Pinheiro.

E desde o dia 01 de junho de 2017 a Guarda Civil Municipal é comandada por dois de seus oficiais, tendo como Comandante a Inspetora Edinalva Machado da Conceição, Subcomandante o Inspetor Anginaldo da Silva Almeida e Supervisor de Operações GD Renan Willian dos Santos.  

Participa de maneira ativa nas comemorações cívica e eventos programados pelo município.  

 Atendimentos:

Trafico de drogas

Furto

Menor fora de hora

Agressão

Abandono de incapaz

Dano ao patrimônio público

Perturbação de sossego

Atendimento a mulheres em trabalho de parto

 

SIF - GCMPBA– SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL  DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL  DE PEDRA BRANCA DO AMAPARI

    A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (PRODAP) e concedida ao GCMPBA por meio de um termo de cooperação técnica.

    O projeto SIF já está em uso desde 2002 utilizado pela  PM AP  - POLICIA MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ com o nome SIM – SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO MILITAR. Está Ferramenta tem como base as mesma funcionalidades da carteira de identificação civil  -  SIC  -  SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL em uso nas redes Super Facil   

    A plataforma SIF está sendo utilizado também pela CBMAP – CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DO AMAPÁ , IAPEN – INSTITUTO DE ADMINSITRAÇÃO PENITENCIARIA DO AMAPÁ E PELA GCMM – GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE MACAPÁ. - GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE LARANJAL DO JARI

    SIF Tem como Objetivo Principal a identificação do profissional da corporação em exercício de suas funções. A emissão da Carteira Funcional é o documento oficial de identificação. Reconhecido por lei federal  como documento de identidade válido em todo o território nacional.



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