segunda, 11 de março de 2019 - 09:23h
Prefeita Beth Pelaes participa de reunião entre prefeitos e o ministro da Saúde

Em agenda no estado do Amapá, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta esteve reunido na tarde deste domingo, 10/03, com prefeitos dos 16 municípios, governador, senadores, deputados estaduais e federais. Durante o encontro articulado pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, foram apresentadas ações macro de melhoria para o setor da saúde municipal.

Presente na reunião, a prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, acompanhou o anúncio da liberação de recursos financeiros que irão auxiliar a oferta de serviços essenciais e conversou com o ministro sobre o credenciamento do Centro de Diagnósticos do município, que será entregue à população de Pedra Branca do Amapari em 2019.

“Além dos recursos que aqui foram anunciados, tive a oportunidade de conversar com o ministro Mandetta sobre o credenciamento do Centro de Diagnóstico que queremos inaugurar ainda neste semestre, no bairro Açaizal. A vinda do Ministro demonstra o diferencial que passamos a ter com eleição do senador amapaense, Davi Alcolumbre, como presidente do Senado Federal”, disse Beth Pelaes.

Davi Alcolumbre destacou as pautas principais que serão levadas ao Ministério da Saúde e Governo Federal. Ele ressaltou o momento de renovação pelo qual passa a política brasileira. “Vivemos um momento de renovação em que o Amapá agora está sendo visto pelo Brasil. Hoje pela manhã visitamos o Hospital Universitário, uma estrutura com 300 leitos que quando for concluído irá dobrar a nossa rede de atendimento. Sabemos também que temos problemas no sistema básico de saúde e por isso é importante que os recursos sejam destinados para este fortalecimento”, destacou.

Para o secretário especial de Relações Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Giacomo Trento, todos os esforços estão sendo tomados para agilizar os pedidos feitos pelos municípios e estados. “O nosso papel é dar dinâmica e fazer a desburocratização dos processos e, além disso, saber se eles estão sendo aplicados da melhor forma. Nos colocamos à disposição para colaborar não só com o estado, mas com todo Brasil”, disse Trento.
Em discurso, o Ministro da Saúde fez um comparativo de planejamento e aplicação de recursos entre as obras do Hospital Universitário da capital e da Maternidade do município de Santana, ele sugeriu a reorganização do plano estadual de saúde.

“É preciso construir os consórcios para atenção básica, reorganizar o plano a partir da sua municipalização. É inimaginável discutir isso sem entender que a saúde é um direito de todos”, ressaltou.
Além dos prefeitos, estiveram presentes, ainda, na reunião os senadores Randolfe Rodrigues (AP), Lucas Barreto (AP) e Nelson Filho (MT); o governador do estado do Amapá Waldez Góes, os deputados federais Vinicius Gurgel, Camilo Capiberibe, Aline Gurgel, Luiz Carlos, André Abdon e Leda Sadala; os deputados estaduais Antônio Furlan, Telma Nery, e Diogo Senior, e o desembargador Gilberto Pinheiro.