quarta, 21 de março de 2018 - 15:52h
Madeira apreendida garante a construção de casas a famílias carentes de Pedra Branca do Amapari
O projeto iniciou com duas famílias beneciadas
Por: Keila Gibson
Foto: Keila Gibson

Duas famílias foram beneficiadas com a doação de duas casas em Pedra Branca do Amapari. Nesta quarta-feira (14), a prefeita Beth Pelaes convidou o secretariado municipal para acompanhar a entrega das residências às famílias.

Os moradores dos bairros Nova Colina e Açaizal foram identificados após visita técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAH). E após entendimento entre os gestores, a prefeita do município Beth Pelaes e o vice-prefeito, José Adecildo (Paraíba) custearam a construção de casas para as famílias.

A construção das moradias é resultado de uma apreensão de madeira realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAR).

FAMÍLIAS BENEFICIADAS

Suzele Martins Santana, de 30 anos, teve a casa consumida pelo fogo em março de 2017, após um curto circuito. A moradora do bairro Nova Colina residia com o marido e os três filhos na casa de parentes. A nova casa da família possui sala, banheiro, cozinha, um quarto e varanda em alvenaria. Além de energia elétrica, pintura interna e externa e poço artesiano.
Emocionada, a dona de casa agradeceu a doação a Prefeitura de Pedra Branca.

“Quando a minha casa foi incendiada, eu pensei: E agora, para onde eu vou com os meus filhos? Mas depois que eu conversei com o pessoal da Prefeitura e vi que eles iriam me ajudar, a minha esperança reacendeu. Hoje eu sou muito grata a todos que estão me ajudando a ganhar essa casa”, disse Suzele.

Outra moradora de Pedra Branca do Amapari, desta vez do bairro Açaizal, também foi beneficiada com a entrega de uma casa nesta quarta-feira foi a senhora Deusa da Silva Monteiro, de 37 anos, que partilhava um cômodo com onze pessoas, em condições bastante precárias. E após um estudo da SEMAH, também pode ser contemplada com uma casa de três quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda em alvenaria. Além da nova moradia, a família de Deusa Monteiro também passará a receber o benefício estadual “Renda para Viver Melhor”, no valor de R$ 311,00.

FAMÍLIAS CARENTES

A execução das obras ficou sob a responsabilidade da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) e durou cerca de dois meses. Com a inauguração das duas casas e o aproveitamento da madeira apreendida em um benefício social, a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari contribui para a diminuição do déficit habitacional do município.

A prefeita Beth Pelaes espera que esta iniciativa possa sensibilizar os órgãos ambientais do Estado, para a doação de outras remessas de madeira apreendida a fim de que sejam utilizadas na construção de casas a famílias carentes.

“Vimos que é possível dar condições dignas de moradia a duas famílias com o aproveitamento que um recurso que nós temos em abundância na Amazônia. E que para melhorar a vida de outras famílias, é preciso apenas que os órgãos de fiscalização tenham esse olhar atento às necessidades dos municípios e nos ajudem com este trabalho” asseverou a prefeita.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informou ainda que mais 8 famílias já estão registradas para receber a doação de novas casas.