sexta, 12 de abril de 2019 - 10:05h
5ª Conferência Municipal de Saúde debate sobre democracia em Pedra Branca do Amapari
Em preparação ao debate nacional sobre saúde, o município de Pedra Branca do Amapari, realizou nesta quinta-feira, 11/04, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. A programação ocorreu no Centro de Convenções e tratou, entre outros assuntos, sobre Saúde como Direito e Financiamento e Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Muitos programas oferecidos atualmente pelo Ministério da Saúde surgiram a partir de propostas apresentadas durante as conferências. Este ano, com o tema Democracia e Saúde, o evento faz a nível nacional, um resgate da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

“O momento é de resgatar as lutas que foram defendidas naquele ano. Hoje devemos pensar em quem está mais distante dos centros. Por isso, os conselhos precisam ter esta força nas comunidades para saber quais os problemas que estão enfrentando”, disse a representante do Estado no evento, a Conselheira de Saúde, Socorro Madureira.

Como forma de aproximar e aumentar a participação dos munícipes na eleição de prioridades para área da saúde, foram promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, pré-conferências nas comunidades mais distantes do município.

“Três comunidades foram contempladas, Sete Ilhas, Tucano I e II, um avanço na gestão que levou até eles como acontecem as conferências. De lá, nós já trouxemos prontas algumas propostas, pois nem todos poderiam estar presentes hoje aqui”, destacou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rossildo Machado.

O estado do Amapá é referência em aprovação de propostas na área da saúde. Em Pedra Branca do Amapari, os recursos alcançados junto ao Governo Federal, demonstram a otimização do sistema de democracia criado através das conferências nacionais.

“Hoje a gestão municipal juntamente com a comunidade é quem diz o que a população precisa. Trazer recursos federais mostra para o cidadão que nós somos democracia. Exemplo disso em nosso município é o novo tomógrafo, mamógrafo, raio-x, laboratório e serviço odontológico que estão pra serem entregues a população. A gente pensa no próximo, porém, nós não conseguimos fazer sozinhos. O povo deve procurar os conselhos e, também expor o que precisam”, disse a secretária Municipal de Saúde Daniela de Lorena.

Durante o evento foram eleitos oito delegados municipais que irão representar Pedra Branca, na Conferência Estadual. Participaram ainda da programação estudantes,
vereadores, secretários e representantes das comunidades.