sábado, 06 de abril de 2019 - 09:38h
Pedra Branca do Amapari mostra pioneirismo entre municípios do estado que não ofertam serviços previdenciários ao buscar parceria para a abertura de um polo, diz gerente do INSS no Amapá
Os serviços de previdência social estão a um passo de se tornar realidade dentro do município de Pedra Branca do Amapari. Esta semana, Superintendência Regional do INSS no Amapá e Prefeitura Municipal discutiram detalhes sobre a oferta dos serviços do INSS Digital, que também atenderá os povos indígenas do município.
Por: ASCOM
Foto: ASCOM

Na reunião com representantes do INSS, da Procuradoria Geral da República, Fundação Nacional do Índio (Funai) e a prefeita Beth Pelaes e equipe jurídica foram indicadas as primeiras tratativas para o atendimento especializado ao povo indígena e população em geral.

Através de um Ajustamento de Cooperação Técnica, os órgãos, juntamente com a Prefeitura, pretendem facilitar o acesso das comunidades aos benefícios da seguridade social.

"Nossa conversa aqui busca encontrar os caminhos para que todos sejam atendidos, dou os parabéns à gestora que mostra total empenho para que isso aconteça, pois é o primeiro município do interior que começa o processo", disse o procurador Alexandre Guimarães.

Com a implantação do posto do INSS, que será inaugurado no próximo dia 1° de maio, trabalhadores rurais, índios e idosos não precisarão se deslocar até aos municípios de Porto Grande ou Macapá para dar entrada no benefício previdenciário. Além disso, a economia local será aquecida, visto que eles terão a comodidade de fazer suas compras no próprio município.

De acordo com o gerente-executivo do INSS no Amapá, Camecran Silva, a gestão municipal tem feito todos os esforços e se consagra como um dos municípios pioneiros e mais interessados na implantação da unidade. "Dos municípios que ainda não possuem o atendimento do sistema de previdência, Pedra Branca é o único interessado a dispor de um polo. Com essa implantação, teremos maior facilidade de atendimento e consequentemente o balanço do número de pessoas beneficiadas na região", disse Camecran.

Aos povos indígenas, a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari já garante o acolhimento por meio da Casa de Apoio Indígena, na sede do município, e uma coordenadoria que cuida especialmente do indígena. Já para os agricultores, a prefeitura oferece transporte para o escoamento da produção e também a Casa de Apoio ao Agricultor.

Para a prefeita Beth Pelaes, a cooperação técnica com o INSS vai fortalecer as iniciativas de apoio realizadas pelo Poder Público Municipal.

"Vamos disponibilizar toda parte estrutural para que o município ofereça os atendimentos necessários. Queremos faser isso para agilizar o acesso aos benefícios e reduzir custos com o deslocamento por parte da população até a capital", disse Beth.

Segundo a Funai, um dos principais benefícios solicitados pelos indígenas é o salário maternidade. A intenção é que ocorram atividades itinerantes até o município para garantir que estes benefícios cheguem às aldeias."A Fundação está com limitação de servidores no Estado, por isso, será de muita importância termos uma unidade do INSS em Pedra Branca. Propomos atendimentos itinerantes pelo menos uma vez ao mês ao município", disse Paulo Artur Nogueira, da Funai.

COMO CHEGAR
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AMAPARI - Prefeitura do Município de Pedra Branca do Amapari
Av. Francisco Dutra, 347, Pedra Branca do Amaparí - AP, 68945-970 - (96) 9841-1155 - contato@amapari.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá