terça, 12 de fevereiro de 2019 - 09:23h
CARRETA DO CÂNCER
Prefeita Beth Pelaes participa de formatação de protocolo de intenções para Carreta do Câncer
Por: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação

Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (11), a prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, participou do debate para a elaboração do protocolo de intenções que será assinado pela direção do Hospital do Amor e prefeituras que devem receber a Carreta do Câncer. O evento, que foi realizado no Centro de Convenções Azevedo Picanço, onde funciona o plenário provisório da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), contou com a participação do ex-deputado federal Marcos Reategui, deputado estadual Jaci Amanajás, representantes do Hospital do Amor, prefeitos e gestores da saúde de todo Estado.

Durante a explicação sobre o funcionamento das unidades, o médico Raphael Luiz Haikel Júnior, responsável pelo Hospital do Amor na região Norte e pelas carretas do câncer, disse que o momento é um divisor de águas principalmente para os municípios que sofrem com a falta de exames de média e alta complexidade. “Esse é o momento de debate, onde tiramos as dúvidas de todos os gestores, projetos como estes são executados por uma equipe de profissionais comprometidos e altamente capacitados, levando prevenção para todos os municípios”.

A prefeita Beth Pelaes afirmou que fará tudo o que for necessário para que a parceria dê certo e que a carreta chegue ao município de Pedra Branca do Amapari e supra principalmente as necessidade dos habitantes de baixa renda por exames especializados. “Uma iniciativa que vai mudar a vida de muitas pessoas, quando se fala em saúde, temos que falar em prevenção e é este o significado que tem a Carreta, pois leva a possibilidade do diagnóstico precoce do câncer para as famílias de Pedra Branca”.

A Carreta do Câncer é uma unidade adaptada com capacidade para realizar cerca de 60 mamografias e 70 exames preventivos do Câncer de Colo Uterino (PCCU) por dia. Mama e colo de útero representam até 70% dos casos nas unidades de prevenção.Todo o projeto, incluindo as unidades fixa e móvel, está orçado em R$ 21,4 milhões. A verba foi articulada pelo Governo do Estado, diretamente com a bancada federal amapaense. Os onze parlamentares destinaram recursos por meio de emendas individuais.