segunda, 11 de fevereiro de 2019 - 09:11h
NOVOS ESPAÇOS CULTURAIS
Inaugurações de novos espaços culturais e de eventos resgatam a história de Pedra Branca do Amapari
Por: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação

Foi assim que aconteceu com o novo prédio das escolas de Idiomas e Dança, pertencentes ao Centro Cultural e Esportivo Municipal (CCEM), e do primeiro Centro de Convenções, em Pedra Branca do Amapari. Ambos foram erguidos sobre as ruínas de construções históricas, a antiga sede administrativa do município destruída por incêndio e o antigo Centro Comunitário, que foi palco dos maiores eventos sociais e políticos da sociedade na década de 90.

Aos poucos o município de Pedra Branca do Amapari vai escrevendo uma nova história, espaços públicos são resgatados, reconstruídos e entregues aos moradores. Os prédios foram inaugurados na última sexta-feira, 08, pela prefeita Beth Pelaes, acompanhada de secretariados, do presidente da Câmara Municipal, Irmão Nonato, e vereador Preto, do representante do Governo do Estado, Chicão, do pastor Joaquim, do delegado da polícia civil, Anterio Joseff, e de uma multidão de pessoas.

"Transformar o que sobrou do antigo prédio da prefeitura em um lugar onde as crianças vão poder aprender outras línguas e danças clássicas e contemporâneas é motivo de orgulho para a nossa gestão, e poder oferecer esses serviços gratuitamente é o sonho de um futuro de mais oportunidades", disse Beth Pelaes durante inauguração do novo prédio erguido no lugar onde haviam os destroços do incêndio ocorrido em 2015.

Já no Centro de Convenções, o saudosismo tomou conta dos moradores mais antigos que fizeram questão de participar contando um pouco da história do local que, no passado, reunia famílias para eventos ou até mesmo para um papo no fim da tarde.

Maria Penha Fortuna é uma dessas moradoras, ela conta que ali funcionava uma fábrica de arroz que foi transformada em Centro Comunitário na primeira gestão de Pedra Branca como município, em 1993, tendo como prefeita Socorro Pelaes. Com a criação de novos espaços e prédios públicos, o lugar caiu no esquecimento, passando a ser utilizado por vândalos e usuários de drogas.

"Era um espaço democrático, depois ficou abandonado pelas gestões que passaram. Hoje, posso afirmar que a inauguração de um Centro de Convenções é o resgate e a valorização de uma história, parabéns à prefeita Beth Pelaes por valorizar a nossa história", disse a moradora, uma das primeiras do município.

“Neste lugar presenciei a cerimônia de posse de Socorro Pelaes como primeira prefeita eleita do município, aniversários de quinze anos, encontros para assistir TV, pois na época não havia energia elétrica na maior parte das casas e os geradores eram poucos. É por isso que entregar esse prédio significa não só um marco histórico por ser o primeiro Centro de Convenções de Pedra Branca, mas principalmente o resgate da história do nosso município e da valorização dos nossos antepassados e pioneiros. Muito me emociona estar fazendo parte dessa história hoje.”, declarou Beth Pelaes.

O Centro de Convenções vai por fim ao grande problema da falta de espaço para receber eventos de pequeno e médio porte, tais como palestras, reuniões ampliadas, cursos e eventos da agenda de governo e das pastas administrativas.