quinta, 28 de fevereiro de 2019 - 17:24h
PREFEITURA QUE FAZ
Parlamentares e dirigentes nacionais recebem prefeita em produtiva agenda de trabalho
Foto: Assessoria de Comunicação

Foi com saldo positivo que a prefeita de Pedra Branca do Amapari, Beth Pelaes, fechou a agenda de trabalho à capital federal, nesta semana. Nas dependências do Congresso Nacional, em Brasília, foi recebida por parlamentares da bancada amapaense e obteve da Agência Nacional de Mineração (ANM) o aceite ao pedido de fiscalização de barragem no município.

A data para visita técnica da comitiva da ANM a Pedra Branca do Amapari é 7 março. A fiscalização se dará na barragem de rejeito de minério pertencente à empresa Zamin Amapá Mineração S. A, que deixou o município após paralisar suas atividades, em março de 2013, devido ao desabamento de parte da estrutura portuária por onde era escoado o minério de ferro, no município de Santana.

O encontro da prefeita com o diretor-geral da ANM, Victor Hugo Froner Bicca, quarta-feira, 27/02, foi intermediado pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e pelo senador Randolfe Rodrigues, autor de Projeto de Lei que multa em até R$10 bilhões empresas de mineração que negligenciarem a segurança de suas barragens, além de proibir a construção de novas barragens por alteamento ao montante e determinar a inativação das já construídas pela mesma técnica.

Emendas

Com os deputados federais Luiz Carlos, Leda Sadala e Aline Gurgel, dia 26, Beth Pelaes apresentou pedido de apoio para a conclusão de obras paralisadas há pelo menos cinco anos, aparelhamento do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que está em processo de aprovação para funcionar ainda em 2019, e para a implantação de um cursinho gratuito voltado para os jovens que pretendem cursar a universidade.

Em visita ao gabinete do senador Lucas Barreto, seguindo a agenda de trabalho, Beth Pelaes apresentou demandas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e outras colhidas durante suas visitas às comunidades da Perimetral Norte. Foram articuladas emendas para dois veículos que serão usados nas necessidades de proteção básica e especial e para uma retroescavadeira, além de parte do incremento temporário ao piso de proteção básica e especial da Assistência Social, totalizando um investimento em torno de R$ 300 mil.

A prefeita de Pedra Branca do Amapari também foi recebida pelo deputado federal Camilo Capiberibe, que garantiu a destinação de emendas para aquisição de dois veículos, uma van e um carro adaptado ao transporte de pessoas com deficiência que atenderá à Secretaria Municipal de Saúde.

#PrefeituraDePedraBrancaDoAmapari
#PrefeituraQueFaz