Projeto voltado ao autismo leva Pedra Branca ao 1º lugar em mostra de saúde do Amapá
O município de Pedra Branca do Amapari conquistou o 1º lugar na VI Mostra Estadual "Amapá, Aqui tem SUS", com o projeto "Beco do Tio Aba", garantindo vaga para representar o estado na etapa nacional do evento, que ocorrerá de 15 a 18 de junho de 2025, em Belo Horizonte/MG. A mostra é organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP) e tem como objetivo valorizar iniciativas inovadoras na área da saúde pública.
Além da primeira colocação, Pedra Branca também foi premiada com o 3º lugar, com o projeto "Pedrinhas Azuis", consolidando sua atuação como referência em boas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Beco do Tio Aba
- 1º Lugar
O projeto surgiu a partir da observação da equipe do EMULTI Pedra Branca, que identificou que crianças autistas aguardando atendimento apresentavam sinais de estresse e impaciência. Com isso, foi criado um espaço lúdico e sensorial utilizando materiais recicláveis como latas de alumínio, papelão, EVA, cartolina, palitos de picolé, colas e fitas coloridas.
Foram desenvolvidos brinquedos e jogos como quebra-cabeças, "trem sensorial", e atividades de nomeação de cores e estímulo à identificação visual e tátil. A iniciativa teve início em abril de 2024, mês da conscientização sobre o autismo, e até março de 2025 atendeu aproximadamente 350 crianças, das quais 122 foram diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a psicóloga Maria Santos, "a criação do Beco do Tio Aba' foi e continua sendo fundamental para as crianças autistas que frequentam a UBS, e é uma política de governo do prefeito Marcelo Pantoja e da secretária Claudia Pimentel. Esse ambiente representa um avanço importante no acolhimento, pois promove segurança, conforto e reforça a importância do brincar no desenvolvimento infantil."