SECRETARIA

SEMED

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SILVANI DA SILVA FERREIRA
SECRETÁRIO(A)

Natural de Pedra Branca do Amapari-AP, professora da Educação Básica, desenvolvendo suas atividades laborais desde o ano de 2000. Doutoranda em Ciências da Educação, Universidade Extremadura, (Espanha). Mestra em Ciências da Educação, Universidade Fernando Pessoa, (Portugal). Especialista em Psicopedagogia, Educação Inclusiva e Gestão e Docência do Ensino Superior. Graduada em História e Pedagogia. Com vasta experiência na educação, já assumiu diversos cargos, em sua maioria [...]

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 28.046.284/0001-76

Telefone(s): (96) 9.9913-8531

E-MAIL: semed-pmpba@amapari.ap.gov.br

Horário: DE SEGUNDA A SEXTA - DAS 08:00H ÀS 12:00H E 14:00H ÀS 18:00H

Endereço: RUA DEOLINDA GOMES, Nº 72 - CENTRO - CEP: 68.945-000
PREDIO

Mais informações do orgão
Missão
Oferecer atendimento de qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos. Contribuir para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida econômica, social e política, garantindo o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos estudantes, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho.
   
Visão
Seremos uma secretaria referência em todo território nacional pela excelência de nossas práticas educativas, pelo trabalho participativo, democrático, comprometido, criativo e inovador de nossa equipe, e pelo respeito dispensado aos nossos estudantes, pais e colaboradores. Juntos construindo a cidadania e a educação de qualidade para TODOS
   
Atribuições da Secretaria
A Secretaria Municipal de Educação, sendo o órgão responsável pela organização, promoção e manutenção do ensino no âmbito do município, fundamentada tem como principais atribuições formular e coordenar a política municipal de educação e supervisionar sua execução nas instituições que compõem sua área de competência, garantindo a igualdade de condições para o acesso e a permanência dos alunos na escola, bem como a gratuidade e obrigatoriedade do transporte escolar aos alunos do campo, estabelecendo mecanismos que garantam a qualidade do ensino público municipal. Dessa forma, fica claro que compete à Secretaria Municipal de Educação a indicação de bases epistemológicas que garantam a configuração de uma gestão municipal da educação com qualidade social, uma gestão que considere ar o currículo como um conjunto de práticas educacionais, articulando experiências e saberes dos estudantes com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico em meio às relações sociais que se manifestam nos espaços institucionais e na comunidade. Compete à Secretaria Municipal de Educação a indicação de bases epistemológicas que garantam a configuração de uma gestão municipal da educação com qualidade social currículo que contemple, ao mesmo tempo, uma parte nacional comum e outra diversificada em relação às peculiaridades locais.
   
Atribuições do Gestor
? Administrar, avaliar e controlar o sistema de ensino municipal promovendo sua expansão qualitativa e atualização permanente; ? Dispor sobre normas complementares para o aperfeiçoamento permanente do sistema municipal de ensino; ? Promover o intercâmbio de informações e de assistência técnica bilateral, com instituições públicas e privadas; ? Definir as diretrizes para a elaboração do plano municipal de ensino; ? Organizar, administrar, controlar e avaliar a ação municipal no campo da educação; ? Articular-se com órgãos dos governos federal e estadual, assim como aqueles de âmbito municipal para o desenvolvimento de políticas e para a elaboração de legislação educacional, em regime de parceria; ? Implantar e implementar políticas públicas que assegurem o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem de alunos, professores e servidores; ? Estudar, pesquisar e avaliar os recursos financeiros para o custeio e investimento no sistema educacional, assegurando sua plena utilização e eficiente operacionalidade; ? Integrar suas ações às atividades culturais e esportivas do município; ? Pesquisar, planejar e promover o aperfeiçoamento e a atualização permanentes das características e qualificações do magistério e da população estudantil, atuando de maneira compatível com os problemas identificados; ? Assegurar aos alunos, no âmbito do sistema educacional do município, as condições necessárias de acesso, permanência e sucesso escolar; ? Planejar, orientar, coordenar e executar a política relativa ao programa de assistência escolar, no que concerne a sua suplementação alimentar dos usuários de creches e demais serviços públicos; ? Assumir o controle financeiro dos recursos orçamentários previstos na rede, bem como à gestão de pessoas e recursos materiais existentes, em consonância com as diretrizes e regulamentos emanados do chefe do poder executivo; ? Exercer outras atividades correlatas.
   
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