Na manhã desta quarta-feira, 23, foram definidos os confrontos da 5ª Copa Indígena Wajãpi, durante o sorteio realizado com representantes das comunidades envolvidas. A competição, que reúne dez equipes e cerca de 200 jogadores indígenas, acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto no Estádio Pajé Maraca, localizado na aldeia Polo Aramirã.
Disputarão o título de campeã da edição 2025 as seguintes equipes: Mariry, Manilha, Yvyrareta, Aramirã, Wakõwa, Tajauwyry, Okora'yry, Ytuwasu, Yvytõtõ e Amapari Wãnã. A Copa Wajãpi é promovida pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, por meio do Departamento de Desporto e Lazer (DDL), e conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi) e da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel).
A competição tem como objetivo fortalecer a integração entre os povos indígenas da região, valorizar a cultura e as tradições do povo Wajãpi e incentivar a prática esportiva entre os jovens das aldeias. Para o coordenador do Departamento de Desporto e Lazer, Pablo Brito, a realização da Copa é fruto de parcerias importantes que vêm fortalecendo o esporte indígena no município.
"Agradecemos imensamente o apoio da Sepi e da Sedel, que têm sido fundamentais para a realização dessa edição da Copa Wajãpi. É uma ação que vai além do esporte, pois promove cultura, respeito, identidade e integração entre as comunidades", destacou Pablo.